Equipe

Sócios

Frederico Donati Barbosa

Advogado criminalista. Cursou Master of Laws/LL.M. em Direito Penal Econômico no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa/IDP, bem assim pós-graduação em Sistema de Justiça Criminal na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Compliance Aplicado ao Direito Penal pela Universidade de Coimbra. É, também, Procurador do Distrito Federal-QE e Coordenador Regional do Instituto de Defesa do Direito de Defesa/IDDD. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional do Distrito Federal) e Vice-Presidente da Comissão de Prerrogativas no triênio 2010-2013. Integrou a turma de 2019 do curso Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project, ministrado na Universidade de Harvard. Aperfeiçoou-se concluindo o Curso Internacional de Processo Penal, promovido através de parceria entre o Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (IDPEE) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Na Universidade de Brasília, possui cursos de extensão em Responsabilidade Penal dos Agentes Públicos, Aperfeiçoamento em Direito Penal, bem como sobre o Sistema Punitivo e o Indivíduo. Detém, ainda, curso de extensão em Ciências Forenses pelo ICAT/UniDF. Foi Defensor Público do Distrito Federal entre 2002 e 2013, tendo coordenado o Núcleo do Júri e o Núcleo de Plantão, já tendo sido Presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação daquela categoria. Membro fundador do Instituto de Garantias Penais/IGP, foi eleito, no biênio 2011/2013, Secretário-Geral Adjunto. Foi Assessor criminal do Ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça, onde ainda – mediante concurso público – desenvolveu suas atividades junto ao gabinete da Ministra Nancy Andrighi. No âmbito do Supremo Tribunal Federal, também integrou o gabinete do Ministro Nelson Jobim. Ex-servidor, concursado, do Ministério Público do Distrito Federal e do Ministério Público Federal. Na academia, foi Professor das disciplinas Direito Processual Penal I e II, no Instituto de Educação Superior de Brasília/IESB, onde recebeu mensagem de louvor pelas aulas ministradas. Recebeu, em três ocasiões, menção de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos trabalhos realizados à frente da Defensoria Pública. Foi condecorado, ainda, com a Medalha do Mérito Judiciário, no grau Alta Distinção, pela atuação enquanto Advogado e Conselheiro da OAB/DF.

Brian Alves Prado

Advogado criminalista. Cursou Master of Laws/LL.M. em Direito Penal Econômico no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa/IDP, onde também se especializou em Direito Penal e Processo Penal. Frequentou, igualmente, a pós-graduação em Direito Penal Econômico da Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim. Detém cursos de extensão de Aperfeiçoamento em Direito Penal pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios/FESMPDFT; Teoria Geral do Direito Público pelo IDP; Aplicação e execução de pena, bem como de Atendimento das mulheres em situação de violência doméstica ou de gênero, ambos pelo IBCCrim; e Tribunal do Júri, Direito e Relações Governamentais, Perícia Criminal, Lavagem de Dinheiro, Crimes contra a Ordem Tributária e Lei Maria da Penha, todos pela Escola Superior da Advocacia/ESA. Trabalhou na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, especificamente na Assessoria de Recursos Constitucionais, bem assim na Seção de Cálculos Judiciais do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Membro-Fundador e atual Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade/IEDF (reeleito para o biênio 2022/2024), fundou o Instituto de Garantias Penais/IGP, sendo, demais disso, Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa/IDDD e do Instituto da Advocacia Social/INAS. Compôs as comissões de Compliance e Anticorrupção (triênio 2016/2018) e de Direito de Defesa (triênio 2019/2021) da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Associado do IBCCrim e do Innocence Project Brasil, além de Voluntário da Rede Liberdade, atuou – ainda na seara filantrópica e por mais de dez anos – na ONG Partners of the Americas, com sede em Washington/DC, EUA, onde – após processo eletivo – exerceu os cargos de Diretor Tesoureiro (biênio 2011/2012) e de Diretor Vice-Presidente (biênio 2013/2014) do comitê Brasília/DF–Washington/DC. Participou – após processo seletivo – do Intercâmbio Cultural Ambassadors of Hope, na Capital Americana, e foi Membro-Relator da comissão brasileira de seleção do programa Legislative Fellows, realizado pelo U.S. Department of State. Recebeu Menção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por sua atuação enquanto Diretor do IEDF, e foi agraciado com a outorga de Cidadão Honorário do Gama/DF, enquanto coordenador de intercâmbio de jovens estadunidenses em visita ao Brasil.

Advogados

Paola Martins Moreira

Advogada criminalista. Pós-graduada em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim. Detém, ainda, pós-graduação em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG e em Direito Público pela Faculdade Legale. Antes de compor a equipe do Escritório de Advocacia Donati Barbosa, realizou estágio na Ordem dos Advogados do Brasil, na Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, bem assim na Defensoria Pública da União, onde recebeu certificado de mérito pela atuação desempenhada. Na academia, foi indicada ao Prêmio Victor Nunes Leal de Monografia, com a tese “Romeo and Juliet Law: estudo acerca da possibilidade de aplicação de instituto semelhante à exceção norte-americana ao ordenamento jurídico brasileiro”. Detém, ademais, cursos de aperfeiçoamento em Direito Penal, Prática Processual Penal, Crimes Contra a Ordem Tributária, Crimes Contra a Ordem Econômica, Tribunal do Júri, Oratória e Monitoração Eletrônica, todos pela Escola Superior da Advocacia/ESA; Formação de Equipes pelo Instituto Legislativo Brasileiro/ILB. É membro do Instituto de Advocacia Social/INAS e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim.

Gabriel Ribeiro da Silva

Advogado criminalista. Pós-graduado em Ciências Criminais pelo Centro de Ensino Renato Saraiva/CERS e pós-graduando em Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia/ESA. Antes de ingressar os quadros do escritório, realizou estágio perante a 6ª Vara Criminal da Circunscrição Judiciária de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Detém cursos de aperfeiçoamento em Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Processo Penal, Crimes Contra a Dignidade Sexual e de Prática nos Juizados Especiais Criminais pelo Centro Educacional Renato Saraiva/CERS, Pacote Anticrime pela Escola Brasileira de Ensino Jurídico/EBEJI e Lei Maria da Penha pelo Instituto Legislativo Brasileiro/ILB.

Estagiários

Sabrina de Freitas Moura Peixoto Costa

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB. Antes de ingressar na equipe, atuou no Supremo Tribunal Federal, bem assim no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Possui cursos de aperfeiçoamento em Crimes Financeiros, Oratória, Defesa do Estado de Direito por meio do Direito Penal, Direito Penal Econômico e de Advocacia Criminal na Prática pelo Instituto Brasiliense de Direito Público/IDP, bem assim de Direito Penal e Econômico pela Fundação Getúlio Vargas/FGV. Participa do Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Fraternal, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Ayres Britto e do Grupo de Pesquisa em Criminologia do Enfrentamento. É membro do Laboratório de Ciências Criminais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim.

André Neri Marques

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Projeção. Antes de ingressar no Escritório de Advocacia Donati Barbosa, atuou perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde detém curso de capacitação de conciliadores. Possui, ainda, curso de Advocacia Extrajudicial pela Escola Superior da Advocacia/ESA.

Administrativo

Amanda Costa Pardinho

Secretária

Roberto Ribeiro Tomaz

Motorista

Resultados em destaque

Cientes de que um processo de natureza criminal tem indelével repercussão na vida do indivíduo, apresentamos soluções jurídicas inovadoras, sempre embebidas de seriedade e amparo doutrinário/jurisprudencial. Não nos aventuramos em discursos vazios e com pouca efetividade. E, com isso, galgamos resultados significativos para nossos clientes.

Entre em contato

SHS Quadra 06, Conjunto A, Bloco C, Salas 1505/1506/1512/1513
Centro Empresarial Brasil XXI
CEP: 70.316-000 • Brasília – DF
Tels.: (61) 3202-0993 • 3039-5663
Email: escritorio@donatibarbosa.adv.br

Como chegar

Frederico Donati Barbosa
+55 (61) 98134-2828
frederico@donatibarbosa.adv.br

SHS Quadra 06, Conjunto A, Bloco C, Salas 1505/1506/1512/1513
Centro Empresarial Brasil XXI
CEP: 70.316-000 • Brasília – DF
Tels.: (61) 3202-0993 • 3039-5663

 

Brian Alves Prado
+55 (61) 99396-3139
prado@donatibarbosa.adv.br

SHS Quadra 06, Conjunto A, Bloco C, Salas 1505/1506/1512/1513
Centro Empresarial Brasil XXI
CEP: 70.316-000 • Brasília – DF
Tels.: (61) 3202-0993 • 3039-5663